Retenção de liquidos: o que Causa? o que fazer?


retenção de líquidos é uma condição que descreve o inchaço do corpo ou em parte dele. É comum reparar inchaço nas pernas com a marca da pressão exercida pelas roupas (sapatos e meias). Este inchaço é resultado do extravasamento do líquido que estava nos vasos sanguíneos para o tecido subcutâneo, este líquido é pobre em proteínas do sangue e confere à pele um aspecto inchado e brilhante.

Em pessoas que sofrem com retenção de líquidos basta apertar com o dedo o local afetado para deixar uma marca ou um sulco. Várias são as causas da retenção de líquidos associados à saúde, como: problemas renais, hepáticos, cardíacos, na tireoide ou reações inflamatórias.

retenção de liquidos

retenção de liquidos

No entanto, existem outras causas para a retenção de líquidos, que veremos a seguir:

retenção de líquidos as Principais causas 

TPM: Os níveis oscilantes de progesterona durante o ciclo menstrual podem originar inchaço no corpo, causando desconforto nas regiões dos seios e abdômen.

Salto alto: o tensionamento dos músculos da perna impede o impulsionamento eficaz de líquido pelo corpo, causando a retenção de líquidos.

Anticoncepcionais: a alta quantidade de hormônios presentes nas pílulas anticoncepcionais pode causar inchaço no corpo.

Sal em excesso: a ingestão indiscriminada de sódio causa retenção de líquidos, visto que este mineral “prende” a água no corpo, impedindo-a de ser liberada por meio da urina. Dessa forma, deve-se ter cuidado com a ingestão de alimentos com a concentração muito elevada de sódio.

O que fazer para eliminar o inchaço

  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia. Isso ajudará a eliminar uma grande quantidade de líquidos retidos por meio da urina
  • Inclua chás em sua rotina, pois são abundantes em água e possuem propriedades diuréticas
  • Aumente o consumo de diuréticos, como a melancia, abacaxi, melão, pepino e tomate
  • Evite ficar muito tempo parado, movimente-se para que o sangue possa circular livremente pelo seu corpo
  • Evitar alimentos embutidos ou que tenham grande quantidade de sal em sua composição, como os molhos prontos
  • Evitar temperos prontos para preparar sua comida. Dê preferência aos temperos naturais, como orégano, salsinha, cebola, alho e outros.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em potássio, como: banana, abacate, folha de beterraba cozida, iogurte desnatado, leite desnatado ou suco de laranja. O potássio ajuda a diminuir a quantidade de sal no organismo.

É importante procurar saber a causa da sua retenção de líquidos, pois pode variar desde você ficar muito tempo sentado no trabalho até problemas cardíacos sérios.

Retenção de líquidos e dietas da moda

Cuidado com as dietas mirabolantes que são veiculadas diariamente pela mídia. A maioria prega uma perda de peso rápida e segura, mas o que elas provocam é a eliminação dos líquidos retidos pelo corpo, o que dá a falsa impressão de emagrecimento. Geralmente, logo após o término da dieta você ganha tudo e um pouco mais do que perdeu. Por isso, o recomendado é um planejamento nutricional com um profissional que visa promover uma reeducação alimentar para uma vida mais saudável.

“Gostou da dica?Então compartilhe clicando num dos botões abaixo”.

seta


Comentários

Comentários

Olá  Muito Bem Vindogostaria de Receber um Ebook grátis;guia para perder a barriga e ganhar músculos ultra definidos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *