light e Diet : Saiba qual a opção mais saudável


Hoje em dia, basta alguém começar a fazer dieta ou decidir emagrecer que já enche o carrinho do supermercado com todas as versões “light” ou “diet” disponíveis. Essas pessoas fazem isso, muitas vezes, sem nem ao menos saber o que significa ou qual é a diferença entre eles.

Saiba escolher a opção mais saudável dos produtos light e Diet

Dicas para escolher os produtos light ou diet
O segredo é sempre ler atentamente os rótulos dos alimentos. Verifique a quantidade de sódio e gorduras de cada um, visto que, muitas vezes, por retirar determinado componente da fórmula, a indústria acaba compensando com uma quantidade exagerada de outro para deixar o sabor mais agradável.
No entanto, essa é uma grande desvantagem para o consumidor que procura alimentos mais saudáveis e livres de más substâncias. Portanto, atente-se aos detalhes do rótulo e confira os ingredientes presentes nos produtos.

Pois vamos entender cada um desses produtos e depois saber como escolher opções mais saudáveis dos alimentos “light” e “diet”.
Qual a diferença entre o alimento “light” e “diet”?
Os produtos diet são aqueles que têm um determinado componente do alimento completamente retirado de sua composição, como açúcar, sal, gordura, lactose, dentre outros. Esse tipo de alimento é recomendado para pessoas que possuem algum tipo de intolerância específica a algum ingrediente da fórmula. Também servem para diabéticos que não podem ingerir açúcar.
Enquanto isso, os produtos light têm apenas 25% de determinado componente reduzido de sua composição, ou seja, esses alimentos apresentam uma baixa quantidade do elemento, que pode ser o açúcar, sal, gordura ou outro.
Algumas escolhas inteligentes fazem toda a diferença

No geral, os alimentos light e diet não são as melhores opções para quem busca uma vida mais saudável e livre de toxinas. No entanto, alguns desses produtos oferecem grandes benefícios para a saúde. Confira:

Saiba escolher a opção mais saudável dos produtos light e Diet 2

  • Leite desnatado – Esse tipo de leite tem retirado da sua composição a gordura. Essa gordura por ser de fonte animal é saturada, ou seja, traz sérios malefícios para a saúde por ter íntima ligação com alterações no colesterol. Além de estar livre desse tipo de gordura, no leite desnatado prevalece as vitaminas e minerais tão importantes do leite integral, como a riboflavina, vitamina B12, tiamina, cálcio, fósforo, potássio, zinco e magnésio. O gosto desse tipo de leite pode não ser o mais maravilhoso, mas vale o sacrifício, mas você também pode optar pela opção semidesnatada.
  • Manteiga light – Vale a pena investir nas manteigas light, visto que possuem menos gorduras que as convencionais. Mas não adianta consumir manteiga light em um pão francês comum, portanto, escolha as versões integrais. Dessa forma, você estará fazendo escolhas mais inteligentes

 

Saiba escolher a opção mais saudável dos produtos light e Diet 3

Fuja desses produtos ditos “light” e “diet”

Assim como existem alguns benefícios para poucos alimentos, existem as opções que você deve fugir. Não escolha esses alimentos com o objetivo de emagrecer ou pensando que está fazendo boas escolhas. Confira só do que estamos falando:

  • Refrigerante zero – Essas versões diets dos refrigerantes não trazem nenhum benefício, pelo contrário. A fim de retirar o açúcar presentes nessas bebidas, a indústria introduz alta quantidade de adoçante, o aspartame, sendo um veneno para o corpo humano. Além de todos os malefícios comuns dos refrigerantes, as versões diets incluem um alto percentual de sódio, aumentando a retenção de líquidos e os riscos de ter doenças cardiovasculares ou renais.
  • Chocolate diet – A fim de retirar o açúcar presente nesses alimentos, há substituição por uma grande quantidade de gorduras, aumentando o risco de obesidade e doenças cardiovasculares.

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