Como Fazer uma dieta sem Glúten


A dieta sem glúten é necessária para os celíacos, pessoas que tem intolerância à essa proteína. Ao ingerir o glúten, os celíacos sofrem com dores e inchaço abdominal, diarreia e vômito. Por isso, seguir uma dieta restritiva à essa proteína é tão importante para essas pessoas.Hoje vamos aprender Como fazer uma dieta sem gluten

Alguns usam essa dieta para emagrecer, visto que o glúten está presente em alimentos com alto valor calórico, como pães, biscoitos, bolos, cevada, derivados do trigo e outros.

Vale ressaltar que, para os não celíacos, eliminar o glúten da dieta pode ser muito prejudicial, pois essa proteína está presente em alimentos que fornecem grande quantidade de fibras e vitaminas para o corpo. Além disso, o glúten ajuda a regular o sistema imunológico e os níveis de triglicérides no organismo.

Como fazer uma dieta sem gluten

Alimentos que contém glúten

Para fazer uma dieta livre de glúten é preciso muita atenção, visto que é uma proteína presente em inúmeros alimentos que são consumidos normalmente. Alguns exemplos são:

  • Trigo
  • Aveia
  • Cevada
  • Malte
  • Centeio
  • Bolos
  • Pães
  • Biscoitos
  • Torradas
  • Massas


Além desses, alguns alimentos processados possuem glúten em sua composição para melhorar a textura e o sabor. Por isso, torna-se importante verificar os rótulos dos alimentos, a fim de não ter surpresas desagradáveis. Alguns desses alimentos são:

  • Sorvetes
  • Pudim
  • Temperos prontos
  • Chiclete
  • Polpa de frutas
  • Alimentos enlatados
  • Refrigerante 

Cardápio para dieta sem glúten

Café da manhã:

– 1 Tapioca

– 1 Banana

– Suco de fruta

Almoço:

– Arroz integral

– Feijão

– Peito de frango grelhado

– Salada verde à vontade

– Suco de laranja

– Melancia

Lanche da tarde:

– Smoothie de frutas vermelhas

– Banana + maçã + mel

Jantar

– Arroz integral

– Feijão

– 2 Fatias de carne grelhada

– Legumes ao vapor

– Salada de alface, tomate e pepino

– 1 Maçã média

Receitas simples para uma dieta sem glúten

A presença do glúten no cardápio é um fator limitante para os que pretendem tirá-lo de sua alimentação. Pensando nisso, trouxemos algumas receitas práticas sem glúten para você.

  1. Bolinho de batata sem glúten

Ingredientes:

– 2 Xícaras de purê de batata com sal à gosto

– 1 e ½ Xícara de farinha de milho peneirada

– Cebolinha

– Coentro

– Sal à gosto

Modo de preparo:

Misture os ingredientes em um recipiente enquanto o purê ainda está morno. Molde os bolinhos com as mãos e leve ao forno por 15 minutos em temperatura branda. Retire, deixe esfriar e sirva.

  1. Tapioca com banana e mel

Ingredientes:

– 3 Colheres de sopa de goma de tapioca peneirada

– Sal à gosto

– 1 Banana média cortada em rodelas

– 1 Colher de sopa de mel

Modo de preparo:

Em uma frigideira antiaderente coloque a goma da tapioca e espalhe. Deixe fritar dos dois lados. Adicione a banana e o mel na tapioca e sirva-se.

É importante frisar que antes de assumir qualquer dieta restritiva você deve procurar um nutricionista, que irá lhe orientar da melhor forma possível. Sendo ainda mais imprescindível o acompanhamento desse profissional para com os celíacos, visto a complexidade da sua intolerância ao glúten, e aos males que essa proteína poderá trazer para a pessoa, caso seja consumida.

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