COMO ESCOLHER O CEREAL MATINAL MAIS SAUDÁVEL


O café da manhã é considerado pelos especialistas a refeição mais importante do dia, uma vez que é a primeira que você irá ingerir após um longo período de jejum. Durante a noite o corpo passa por inúmeras transformações, síntese de substâncias, ação de hormônios específicos e outros.

Por essa razão, o corpo gasta muitas calorias no período da noite, enquanto você dorme. Dessa forma, você pode compreender a importância de ter um café da manhã reforçado e nutritivo.

Muitos optam pelo consumo de cereais matinais. No entanto, essa nem sempre é a melhor escolha, mas por falta de atenção, pois é possível sim fazer essa triagem dos produtos bons e ruins. Basta ter atenção e seguir as dicas que preparamos especialmente para você.

COMO ESCOLHER O CEREAL MATINAL MAIS SAUDÁVEL

  1. Atenção aos rótulos

A tabela nutricional ou rótulos, fornecem informações importantes sobre os alimentos. Por isso, é imprescindível ter grande atenção quanto as quantidades de cada ingrediente da fórmula. Sendo assim, confira a lista dos principais elementos que você precisa se atentar para escolher o melhor cereal matinal:

  • Sódio – Este é, talvez, o principal componente que precisa ser analisado em todos os produtos industrializados. O sódio em níveis fisiológicos desempenha função essencial na transmissão nervosa e na contração muscular. No entanto, a indústria, muitas vezes, usa esse mineral de forma indiscriminada em alimentos. Altas taxas de sódio no organismo podem causar diversos distúrbios, dentre eles: complicações cardiovasculares e renais, além de aumentar o risco de AVC, pedra nos rins e osteoporose. O máximo recomendado por porção de sódio no cereal matinal deve ser de 240 mg.
  • Açúcar – Quando em excesso, o açúcar pode trazer diversos malefícios para a saúde, inclusive aumentar o estoque de gorduras. Entenda, o açúcar é usado, naturalmente, como fonte de energia para o realizar as mais diversas atividades. Quando está em excesso, o corpo irá armazenar em forma de gordura. Por isso, o açúcar pode ser tão perigoso, além disso o consumo indiscriminado desse carboidrato pode ocasionar o surgimento de diabetes. A quantidade de açúcar recomendada por porção é de 7 gramas.
  • Grãos integrais – Durante a leitura do rótulo e da embalagem, verifique quais cereais são integrais. Essas versões fornecem maior quantidade de fibras em sua composição. As fibras são fundamentais no processo de emagrecimento saudável, pois reduzem a absorção de gorduras, melhoram o trânsito intestinal e promovem a diminuição dos níveis de triglicerídeos e LDL (o colesterol ruim). Por isso, a escolha dos cereais com grãos integrais faz-se tão importante para manter um café da manhã saudável.
  1. Combine os macronutrientes

COMO ESCOLHER O CEREAL MATINAL MAIS SAUDÁVEL

Observe que os cereais matinais se apresentam como ótimas fontes de carboidratos, tendo fora de sua composição as proteínas. Portanto, é necessário sempre um complemento para deixar seu café da manhã mais nutritivo. Dessa forma, adicione ao cereal leite desnatado, que é uma melhor opção que o leite integral, uma vez que há a retirada das gorduras saturadas em sua composição. A adição de outros laticínios também são boas opções, como o iogurte grego, ricota, cottage, queijo minhas e outros. Vai tudo depender da sua criatividade e disponibilidade.

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