Aminoácidos o que são e para que servem


Aminoácidos o que são e para que servem

Os aminoácidos são as unidades funcionais das proteínas. Basicamente, são monômeros ligados entre si por ligação peptídica. Existem 20 aminoácidos principais que, combinados, formam as mais diversas proteínas conhecidas.

Os aminoácidos são divididos entre essenciais e naturais, e diferenciam entre si por seu requerimento e síntese pelo corpo. Enquanto os aminoácidos naturais são sintetizados pelo organismo, os essenciais são obtidos através da alimentação para atingir sua necessidade diária.

Para que servem os aminoácidos?

Os aminoácidos formam as proteínas, que são essenciais no reparo e reconstrução muscular. As proteínas têm um importante papel no ganho de massa muscular. Quando digeridas, as proteínas são quebradas até voltarem aos seus monômeros, os aminoácidos, só então serão absorvidas pelo organismo.

Por isso, o consumo e suplementação de alguns aminoácidos apresentam considerável relevância quando se trata de hipertrofia muscular.

Principais aminoácidos essenciais

Esse é o grupo de aminoácidos que nosso corpo não produz. Por isso, devemos ingerir alimentos que os fornecem em quantidade e qualidade adequada.

Leucina – esse aminoácido é encontrado em alimentos, como carnes, ovos, queijos, laticínios, soja, feijões e leguminosas em geral. A leucina é bastante popular para suplementação, visto sua atuação na manutenção muscular. É importante na saúde dos ossos, da pele, cabelo e unhas.

Isoleucina – assim como a Leucina e a Valina, esse aminoácido enquadra-se entre aqueles com cadeia ramificada. Tem importante atuação na indução de síntese de células musculares. A sua principal função é promover recuperação muscular após os exercícios, o que a torna de grande valor para aqueles que tem o objetivo de ganhar massa magra.

Valina – Esse aminoácido também tem importante atuação na síntese e recuperação muscular. Além disso, são importantes na regulação do sistema imunológico e no combate ao estresse. Assim como a leucina e a isoleucina, a valina atua no fornecimento de energia durante a contração muscular, potencializando a capacidade de desempenho durante o exercício físico.

Principais aminoácidos naturais

Esse é o grupo de aminoácidos que são sintetizados pelo corpo. Essa característica não os tornam menos importante que os essenciais, somente diferentes.

Ácido glutâmico – ou glutamato. É um importante constituinte das proteínas e pode, ainda, atuar como um neurotransmissor. Além disso, tem função importante no fornecimento de energia para o cérebro.

Alanina – esse é um aminoácido muito importante no combate à fadiga muscular, além de melhorar a resistência, a performance e tem atuação no aumento da massa muscular.

Glicina – serve para regular os níveis de glicose no sangue, juntamente com outros componentes. Devido a isso, a glicina possui atuação no fornecimento de energia para o músculo durante o exercício físico.

Conheça o suplemento BCAA

O BCAA é um suplemento bastante conhecido pelos praticantes de musculação. Esse componente está disponível em diversas formas, em pó, cápsula e líquido.

O termo BCAA é uma abreviação de Branched Chain Amino Acids, ou Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Estão incluídas nesse composto a Leucina, Isoleucina e Valina.

Os BCAA estimulam a síntese proteica através da indução de entrada de nitrogênio na célula, por meio do transporte. Além disso, esse suplemento incita o aumento da produção de insulina para que haja maior condução de glicose para dentro das células, o que dará combustível para os músculos durante o exercício.

Este é um suplemento de grande valor para a prática de exercícios físicos que requerem grande esforço, visto que aumentam o fornecimento de energia, além de manter os níveis anabólicos elevados.

No entanto, vale ressaltar que esses aminoácidos podem sim ser alcançados por meio da alimentação. Para isso, o planejamento alimentar deve ser feito com atenção por um profissional nutricionista. Isso não exclui, entretanto, a ingestão desse suplemento. Basta ter um cuidado e equilíbrio.

“Gostou?Compartilhe com seus amigos clicando em um dos links abaixo”


Comentários

Comentários

Olá  Muito Bem Vindogostaria de Receber um Ebook grátis;guia para perder a barriga e ganhar músculos ultra definidos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *