10 Alimentos Ricos em Carboidratos


Alimentos como pães, massas, bolos e frutas são ricas fontes de carboidrato. Esses elementos são macromoléculas que tem fundamental importância no fornecimento de energia para o organismo.Neste post vamos falar dos 10 Alimentos Ricos em Carboidratos.

O monômero de carboidrato mais conhecido é a glicose. Durante a digestão, os alimentos fontes de carboidratos que ingerimos são convertidos em glicose, por meio do catabolismo, mecanismo que “quebra” as macromoléculas (proteínas, carboidratos, gorduras) para que estas possam ser absorvidas pelas células do corpo.

10 Alimentos Ricos em Carboidratos e Seus beneficios

Benefícios e “malefícios” do carboidrato

O carboidrato é a principal fonte de energia para o corpo. Para o funcionamento dos órgãos, cérebro e movimentos, o corpo usa o carboidrato como combustível para realizar tais atividades.

O principal “malefício” do carboidrato é estético. Caso você tenha um consumo maior de carboidratos do que aquilo que você gasta, o organismo poderá armazená-lo em forma de gordura.

O nosso corpo é bastante inteligente e entende que você, naquele momento, está em um momento de fartura, mas que logo depois poderá estar passando fome. Sendo assim, há uma reserva para o futuro incerto. Por isso devemos ter cuidado com o consumo excessivo dos carboidratos.

Tipos de carboidratos

Existem dois tipos de carboidratos em nossa alimentação: os simples e os complexos.

Os simples são fontes de energia imediata, assim que você o coloca na boca seu corpo já começa a absorvê-lo. Essa absorção rápida não é benéfica, pois o carboidrato começará a ser reservado. Alimentos como o mel, açúcar, refrigerante e doces são exemplos de carboidratos simples.

Os complexos são os famosos integrais. Os carboidratos pertencentes a esta categoria são os mais recomendados para consumo, visto que preservam boa quantidade de fibras em sua composição. Essa característica singular permite fornecer maior saciedade ao indivíduo, visto que a sua absorção se dá de forma lenta e gradual.

10 alimentos ricos em carboidratos

  1. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcóolicas têm sim carboidrato, tanto a cerveja, como a vodka ou whisky. Portanto, se você está buscando perder gordura, recomenda-se diminuir ou eliminar o consumo de bebidas alcoólicas.

  1. Frutas

O carboidrato das frutas se chama frutose e também é um monômero, assim como a glicose. As frutas oferecem fibras em suas cascas, além de vitaminas e minerais. Portanto, é recomendado o consumo de pelo menos 3 porções de frutas variadas por dia.

  1. Aveia

Este é um tipo de carboidrato complexo, pois fornece fibras que serão importantes na melhoria do trânsito intestinal e prolongamento da saciedade. É interessante consumir aveia com frutas ou mingau, sendo uma ótima opção para os lanches entre as refeições.

  1. Pães e massas

E também todos os derivados do trigo, como biscoitos, bolos e outros. Opte pelas suas versões integrais, visto que oferecem fibras em sua composição.

  1. Arroz

Além de carboidratos, o arroz fornece alguns aminoácidos. É interessante combinar o arroz com alguma verdura, legumes ou hortaliças, como: arroz com milho e ervilha, arroz com cenoura, arroz com couve e outros.

  1. Mel

É uma fonte de carboidrato simples e é bastante útil no fortalecimento do sistema imunológico, além de melhorar a digestibilidade e prisão de ventre.

  1. Grão de bico

Excelente fonte de carboidratos por apresentar boa quantidade de fibras, o que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicérides.

  1. Granola

É composta por uma combinação de aveia, castanhas e frutas secas e são tostadas com açúcar mascavo. Essa mistura oferece, além do carboidrato, proteínas, gorduras boas e minerais.

  1. Batata

Tanto a batata inglesa quanto a batata doce são fontes de carboidratos. No entanto, a batata doce é mais recomendada por ter um índice glicêmico mais baixo.

  1. Brócolis

Além de ser uma boa fonte de carboidrato, o brócolis apresenta boa quantidade de ferro e fibras.

“Gostou?Compartilhe com seus amigos clicando em um dos links abaixo”


Comentários

Comentários

Olá  Muito Bem Vindogostaria de Receber um Ebook grátis;guia para perder a barriga e ganhar músculos ultra definidos? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *